Relacionamentos: Como Estar Imune a Traição?

Hoje queria falar com vocês sobre traição. Eu sei que é um tema que pode assombrar muita gente, mas vejo que é importante falar sobre nossos medos, traumas, inseguranças…

Você consegue comunicar ao seu/sua parceiro (a) como se sente? Quais são suas necessidades? O que é importante pra você? E da mesma forma consegue ouvir o que é importante para seu parceiro?

5 Fatores que podem levar a Traição

A traição envolve vários fatores que podem desencadear esse comportamento, mas aqui é importante destacar que não estamos falando de mau-caratismo, porque se for, só tem um caminho.

Falamos da desconexão, do desencontro, dos motivos que levaram à quebra da confiança por parte de um dos parceiros.

Nessas situações, caso o casal esteja disposto a investir na relação, é possível trabalhar isso na relação. Lembrando que, a responsabilidade da traição é de quem trai, não podemos culpabilizar a vítima de uma traição. Mas isso não quer dizer que não houve um motivo.

  • Seja problemas de comunicação, por não conseguir comunicar suas necessidades emocionais, físicas ou relacionais;
  • Insatisfação por sentir-se ignorado, desvalorizado ou emocionalmente desconectado no relacionamento e procurar validação emocional ou física em outra pessoa;
  • Falta de intimidade emocional ou física;
  • Problemas individuais, como baixa autoestima, busca por emoções intensas ou incapacidade de compromisso;
  • Estar em situações em que há oportunidades frequentes de interação com outras pessoas atraentes, especialmente se um parceiro se sente negligenciado ou insatisfeito.

Note que a traição pode ter consequências devastadoras para o relacionamento, muitas vezes resultando em mágoa, desconfiança, até mesmo o fim do vínculo. A traição pode gerar um impacto emocional muito relevante, com distorções cognitivas (por exemplo, gatilhos emocionais) que a vítima levará consigo para outras relações, se for o caso.

A construção e a manutenção da confiança mútua, da comunicação aberta, do respeito e da cumplicidade são fundamentais para fortalecer os laços de um relacionamento saudável.

Rolar para cima